sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

SOS PLANETA TERRA - ILUSTRAÇÕES

CECÍLIA E SÉRGIO

HILLARY KHEITHY

BIA E VANESSA

Geovana e  Thifany

KATHELLEN OLIVEIRA SILVA 

RAWÃ E BIA SANTOS

VITOR E LARISSA

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

SOS PLANETA


VAMOS CONTRIBUIR COM O NOSSO PLANETA
RECICLAGEM é QUANDO VOCÊ ULTILIZA ALGO E REUTILIZA COMO OUTRA COISA.
PARA QUE SERVE A RECICLAGEM?
R: ELA SERVE PARA NÃO POLUIR O PLANETA.
O trabalho de Cecília é feito com garrafa PET, E.V. A e duas LIGUINHAS, esse trabalho é como um estojo de garrafa pet. 
O trabalho do Sérgio é feito com encaixe de tênis, duas pilhas e fios para as ligações, esse trabalho é parecido com a cabeça de um dinossauro.
Esses trabalhos foram feitos para a mostra cultural, mas antes disso em 1º lugar estes foram feitos de garrafas pet para a preservação do nosso PLANETA.
CECÍLIA E SÉRGIO
 

SOS PLANETA


A IMPORTÂNCIA DE RECICLAR
Reciclar é muito importante, pois você ajuda     a natureza e a você mesmo.
As pessoas fazem várias coisas com o lixo, na   minha sala eu e meus amigos e a professora,    fizemos um sofá de garrafa pet ficou muito   bonito esse foi o produto coletivo e teve outro      que foi individual, cada um fez o seu produti reciclado. Eu fiz um porta treco de garrafa pet de bichinho.  Vamos ter um planeta melhor   reciclando.
             O  que   podemos    reciclar?
Em casa meu pai recicla garrafas pets e latinhas; minha vizinha tem um quintal que já ta       cheio de garrafas pets para reciclagem. O marido dela tem um carro só pra isso. Eles acordam bem cedinho e saem na rua catando garrafas, latinhas e papelão. Hoje eu a vi com o marido aqui   pertinho da escola. Se você  quiser a melhoria do planeta, é só você querer.  
FERNANDA

SOS PLANETA TERRA


Sempre Reciclando .
  A reciclagem. 
      A reciclagem é muito útil e muito importante para o mundo e para todos os seres vivos, você pode construir muitos objetos com materiais que iriam para o lixo, por exemplo: robôs feitos de garrafas de iogurte, barbante, tampas de garrafas pets e uma tampa de amaciante. 
     Nós construímos um jogo da velha cujo o formato seja de um sapo e  também fizemos um robô. Nós fizemos esses objetos, para a mostra cultural, que exemplificam o quanto nós podemos utilizar os materiais que são jogados nas ruas e esgotos .
 

SOS PLANETA TERRA


Vamos ajudar o nosso planeta!
Não jogar lixo na rua e sim na lata de lixo.
Não lavar o quintal com a mangueira de sua casa e sim com um balde.
Não escovar o seus dentes com a torneira aberta .
Nós devemos  jogar o lixo no seu
Devido lugar.
Usar cada vez mais de reciclagem.

Cada um aluno fez um produto reciclável para a mostra cultural .
Eu, Victor G. fiz um robô com um pote de iogurte com 40 tampinha de garrafas pet.
 
Eu, kathellen  O., fiz um porta treco com uma metade de garrafa pet e E.v.a

SOS PLANETA

A importância de reciclar.

     A reciclagem é muito importante para o nosso planeta, pois ela pode fazer com que o lixo não vá se acumulando e sim sendo reutilizados para fazer objetos brinquedos e outras coisas como sofás que podemos usar em casa e em outros lugares e ela ajuda os animais não prejudicando sua respiração e sua água.
E se puderem gostaríamos muito de sua ajuda para reciclar.
As conseqüências de não reciclar.
A muitas conseqüências em não reciclar que podem prejudicar nossa saúde e o meio ambiente, uma delas é se você Jogar garrafas, copos descartáveis, cascas de frutas, e comidas na rua ou em rios, pois com isso podemos causar enchentes. Ajudem a reciclar e manter nosso planeta limpo, porque merecemos um ar e um planeta melhor.
O que você já fez com o lixo reciclável  ?
Eu já eu fiz um robô de garrafa de iogurte e com garrafa pet eu já fiz um sofá que ficou bem legal .Todos que foram na mostra cultural tiraram foto com ele e adoraram o sofá quase tanto quanto eu.
ANA E GUILHERME     

PORQUE NOSSO PLANETA ESTA SOFRENDO TANTO COM OS DESMATAMENTOS?


Porque as florestas controlam o clima e os ciclos aquáticos e abrigam milhões de plantas, animais e microorganismos interligados em uma fina cadeia. As folhas das árvores absorvem dióxido de carbono (CO2), liberado pela queima de combustíveis, como madeira e petróleo. O gás é fotossintetizado e usado pela árvore em seu crescimento. Graças a essa capacidade de absorver CO2 e filtrar outros poluentes, as florestas ajudam a manter o ar limpo e reduzir o risco de aquecimento do planeta (efeito estufa). As florestas também são fontes de madeiras, frutas, borracha, cortiça, tinturas, óleos e remédios.
A floresta tropical, em particular, é hoje sinônimo de biodiversidade. O Brasil, que abriga 17% das últimas matas virgens, concentra 22% de toda a biodiversidade vegetal mundial. Grande parte dos princípios ativos descobertos contra o câncer nos últimos 10 anos vieram das florestas tropicais. Por isso é tão importante preservá-las.
Para tirar melhor proveito destas florestas é preciso manter seu equilíbrio natural e explorá-las de forma racional e sustentável. Assim, é fundamental que os projetos de educação ambiental possam conscientizar e mobilizar as pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente.
 RAWÃ E BIA 

S.O.S PLANETA TERRA


VAMOS AJUDAR O NOSSO PLANETA TERRA
Eu vou te falar uma coisa, vamos ajudar o planeta fazendo a reciclagem.
Aplicar a lei e prender quem faz o   desmatamento.
Nosso trabalho para a mostra cultural foi um bilboque composto por uma garrafa pet um barbante e uma tampinha de garrafa.
Wisly e Nícolas             
           

Quais as espécies de animais mais raros do mundo?


Há várias espécimes raros de animais no mundo e entre elas temos estes animais:

A Tartaruga galápagos de pinta

Esta tartaruga é muito rara e a apenas uma delas viva e é gigante de galápagos, e a mais diferente pelo seu longo pescoço.
A única se chama George e e tem 130 anos e é muito saudável. Essa tartaruga (George) foi encontrada por acaso quando um biólogo procurava por cabras nas Ilhas Pintas. Em 1971 já tentaram reproduzir outras tartarugas como George mas nunca foi possível.

Lince-ibérico
Este é o único felino em perigo de extinção neste momento. Tem cara de gato, mas por extinto pode ser bem agressivo. Mas sua cor de leopardo ajuda a diferencia-lo de um simples gato.
Pode chegar a ter 70cm de altura. E um dos motivos do seu desaparecimento é que sempre cai em armadilhas feitas pelos caçadores para pegar coelhos, em 2005 havia apenas 100 linces, mas em 2006 nasceram 3 linces em cativeiro e aumentou a esperança da não extinção de Linces.
Golfinho lacustre Chinês
Existem no Maximo 10 indivíduos desta espécie. É o mamífero que mais corre risco de extinção. Ele era considerado extinto até 2007 quando um morador o viu e filmou com o celular. Se entrar em extinção vai ser considerado por ação direta do Homem (e não Indireta). 

Golfinho lacustre Chinês

Existem no Maximo 10 indivíduos desta espécie. É o mamífero que mais corre risco de extinção. Ele era considerado extinto até 2007 quando um morador o viu e filmou com o celular. Se entrar em extinção vai ser considerado por ação direta do Homem (e não Indireta). 
ANA E GUILHERME


Por que começou o dematamento no Brasil?


Nas florestas brasileiras começou no instante da chegada dos portugueses ao nosso pais, no ano de 1.500 .
Interessados no lucro com a venda do PAU-BRASIL na Europa. As caravelas portuguesas saíram do litoral brasileiro carregadas de PAU-BRASIL para serem vendidos no mercado europeu .
Desde então o desmatamento  no nosso pais foi constante . Depois de desmatarem a Mata –Atlântida, foi a Vez da Amazônia, sofrer as conseqüências das árvores derrubadas. No ano de 2000 apontou que o desmatamento da Amazônia já atingia 13 % da cobertura original.
Gabriel e Vanessa

Por que dizem em que o mundo vai acabar em 2012?


Porque o calendário maia acaba em 22 de dezembro de 2012. A data fatal coincide com o solstício de verão e é quando acabará a "era do Jaguar", a última das eras cíclicas em que os maias acreditavam.
Dizem as profecias maias que um grande desastre se abaterá sobre a humanidade e os escolhidos que sobreviverem viverão um mundo completamente diferente do atual. 
De tudo o que sei de profecias, esta tem tanta chance de se cumprir quanto as outras: muito pouco. Mas sempre haverão aqueles que acharão correlação dos acontecimentos com os termos vagos utilizados pelos profetas.


Ítalo

QUANTO DE ÁGUA EXISTE NO MUNDO?


Durante a pesquisa descobrimos  que é conhecido que 97,50% da disponibilidade mundial da água estão nos oceanos (água salgada), ou seja, água imprópria para o consumo humano, a não ser que seja realizado um processo de dessanilização, o que requer um investimento muito alto e seu resultado é pouco satisfatório. Logo em seguida, temos que, 2,493% encontram-se em regiões polares ou subterrâneas (aqüíferos), de difícil aproveitamento. Somente 0,007% da água disponível é própria para o consumo humano, e está em rios, lagos e pântanos, e que infelizmente vem sendo poluída de forma incessante por agentes biológicos e químicos.
A tendência para os próximos anos é um aumento ainda maior no seu consumo, devido à demanda e o crescimento populacional acentuado e desordenado, principalmente nos grandes centros urbanos, este fator ocasionará um aumento de 50% nas doenças causadas pelo consumo de água poluída, atualmente morrem no mundo 3.575.000 pessoas ao ano por doenças causadas pela água.
As perspectivas para este século indicam um cenário de escassez da água até o ano 2050 (revista Veja dez/98)

Kathellen e Victor 

Por que a água do mar é salgada e a do rio é doce?



Porque  a água do mar é formada (além de H2O) por vário sais, cloreto de sódio, cloreto de potássio, entre outros, e água do rio é doce pq tem origem nos lençois freáticos, onde há ausência destes sais. Os rios tiram compostos, sais e minérios de terra firme e levam para o mar, tornando-o salgado. Quando a água do mar evapora e se transforma em nuvens, os sais ficam no oceano - por isso, a chuva é "doce". 
Wesley e Bryan 

Por que a água do mar é salgada?


Durante centenas de milhões de anos, a chuva foi formando os rios - que, por sua vez, dissolveram rochas de diferentes períodos geológicos, nas quais o sal comum, cloreto de sódio (NaCl), é encontrado em abundância. Como todos os cursos d’água correm para o oceano, os mares ficam com quase todo o sal dissolvido nesse processo. Além disso, as partículas de cloro e de sódio suspensas na atmosfera também são levadas pela chuva, completando o processo. Ainda assim, a salinidade de uma massa de água depende principalmente de sua taxa de evaporação, que acaba determinando a concentração do sal. É por isso que lagos e açudes podem tornar-se salgados em regiões de muito calor, como ocorre no Nordeste brasileiro. Por essa mesma razão, os mares equatoriais são mais salgados que os polares. Os mais salgados do planeta são o Mar Morto, no interior da Ásia, e o Mediterrâneo. O menos salgado é o Mar Báltico, no norte da Europa, que, por causa do seu baixo teor de sal, chega a ficar congelado durante o inverno.
Wisly e Nicolas